Como Decorar Apartamentos Pequenos

12 de março de 2017
Como decorar apartamentos pequenos


Quem vive num apartamento pequeno, provavelmente, já deve ter passado por uma situação complicada na hora de comprar um jogo de sofás ou guarda-roupa grande. E isso tem um bom motivo: falta de espaço. Não é fácil conseguir um móvel que se adeque perfeitamente às medidas de um apartamento pequeno, sendo que muitas vezes o problema já começa na hora de trazê-lo, quando ele precisa passar pela porta. É complicado. Outro problema de decorar apartamento reduzido, é que os móveis prontos nem sempre ficam bem acomodados dentro dos cômodos, permanecendo tortos ou ocupando mal o espaço.

A cor e os objetos que irão compor a decoração também devem ser bem escolhidos, de modo a valorizar os cômodos e melhorar a sensação de espaço dentro deles, caso contrário, a sensação de aperto poderá ser ainda maior. Tendo isso em vista, preparamos algumas dicas e truques que podem valorizar a decoração de apartamentos pequenos e evitar essa situação. Veja a seguir!
decorara apartamentos pequenos

1 – Comece a decoração pela escolha das cores

A primeira coisa a se fazer na hora de decorar é escolher bem sua paleta de cores das paredes, tetos e pisos, dando mais importância aos tons mais claros e, de preferência, às tintas brilhosas, mais reflexivas. Isso porque elas possuem a propriedade de dispersar melhor a luminosidade, o que acaba provocando a sensação de que o cômodo é mais amplo. Trata-se de um efeito visual, mas que já começa a deixar o ambiente pequeno mais valorizado.

A mesma coisa deve ser feita ao se escolher móveis, pois os de tons claros podem ajudar a ampliar esse efeito. Também é possível optar por móveis metálicos, já que tendem a serem mais brilhosos, o que auxilia nessa impressão de “aumento”. Móveis transparentes ou semitransparentes também são recomendados para locais pequenos, pois parecem ocupar menos volume.

Decoração de apartamentos pequenos

2 – Use móveis planejados e multifuncionais


Ao invés de comprar móveis prontos, que tal optar pelos planejados? Além de servirem exatamente para o tamanho de cada cômodo seu, você ainda poderá personalizá-los deixando-os a sua cara!

Os móveis multifuncionais também merecem relevância, pois acumulam funções de dois ou mais móveis, economizando espaço. Pode ser um sofá-cama, um guarda-roupa com cama ou tábua de passar embutida, um sofá com gavetas, pia com múltiplas gavetas etc. As opções hoje são variadas, e se procurar bem na internet dá para achar ótimas sugestões de móveis do tipo!


Decoração de apartamentos pequenos

3. Atenção aos detalhes e objetos

Para compor a decoração de um apartamento pequeno, é importante optar por objetos decorativos que realcem a luminosidade do ambiente. É desse modo que você poderá obter efeitos visuais de “aumento” de espaço. Por exemplo, é comum usar espelhos nas paredes para ajudar a melhorar a sensação de tamanho de um cômodo, especialmente os espelhos grandes. É comum também utilizar quadros ou papéis de parede, isso ajuda a realçar bastante.

Do mesmo modo que na dica 1, dá para se usar objetos metálicos na decoração, pois eles possuem propriedades reflexivas bem próximas às dos espelhos. Isso, é claro, se sua superfície for lisa, brilhosa e estiver bem limpa.

Também é importante usar luminárias, muitas delas, pois a iluminação é aliada dos locais pequenos. Ela é a responsável pela sensação de ambiente mais amplo, por isso vale a pena usar abajures, arandelas, spots de iluminação, plafons, pendentes, lustres, luminárias de chão etc.
Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de comentar!

6 comentários:

  1. Eu amei as dicas, moveis planejados são uma mão na roda!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei, amei a sala da foto, e amo tapete peludo! amei o blog!

    www.danieljacaranda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita,amigo!
      Volte sempre,ok?
      http://www.elianedelacerda.com

      Excluir